Fique Ligado!

Fique Ligado!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Personalidade

Personalidade, o que é?
Ligeany Ferreira de Alencar Moraes[i]

Personalidade deriva do grego “persona”, que quer dizer máscara, isto é, aquilo que queremos parecer aos outros. Designava a "personagem" representada pelos atores teatrais no palco. Para a psicologia, personalidade é uma organização dos vários sistemas físicos, fisiológicos, psíquicos e morais que estão interligados, determinando o modo como o indivíduo se adequa  ao ambiente ao qual está inserido.
A palavra personalidade corresponde a padrões persistentes de comportamentos, pensamentos e sentimentos que as pessoas seguem durante a vida. . A personalidade é temporal, pertence a uma pessoa que nasce, vive e morre.
            Resulta de experiências passadas e de estímulos atuais do meio. Cada indivíduo tem sua história pessoal e esta é a unidade básica a ser levada em conta no estudo da personalidade. Pode-se dizer então que, a personalidade é influenciada culturalmente. As observações da psicologia da personalidade são assim ligadas apenas à população em que foram feitas; para uma generalização de tais observações para outras populações é necessária uma verificação empírica.
            A personalidade é algo que se adquire com a formação enquanto ser humano e consciente. O desenvolvimento da personalidade está intimamente associado ao desenvolvimento físico. Entretanto, as pessoas tendem dissociar o psíquico do físico, supervalorizando funções psíquicas como, por exemplo, a afetividade e subestimando funções físicas como, por exemplo, a excreção. Sabe-se, porém, que as primeiras motivações e ansiedades do ser humano estão ligadas aos processos fisiológicos.
            Enfim, a personalidade pressupõe a possibilidade de um indivíduo se diferenciar, ser original e ter particularidades.




[i]Bacharel em Teologia – 2008 / Estudante do curso de Pedagogia – V Semestre - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Disciplina Psicologia III, ministrada pela professora Ana Lúcia Castilhano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário