Fique Ligado!

Fique Ligado!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Testemunho: Minhas filhas, bênçãos de Deus.


Minhas filhas, bênçãos de Deus.
Ligeany[i] Ferreira de Alencar Moraes

            “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão” (Salmos 127:3). Sempre sonhei em ser mãe e graças ao Bom Deus fui agraciada com duas filhas que são os meus maiores tesouros.
            Tudo começou quando eu conheci meu esposo no ano de 1999, resposta de oração, e desde então, o Senhor foi nos abençoando através do namoro, noivado e casamento realizado no dia 22 de setembro de 2002. Foi uma cerimônia linda celebrada pelo pastor Newton Figueira e realizada na Igreja Batista Peniel (Igreja à qual congregamos). A recepção foi no Clube AABB onde recebemos os cumprimentos de nossos amigos e familiares.
            Após dois anos de casados, sentimos a necessidade de termos nosso bebê. Começamos então a sonhar e nos preparamos para mais uma etapa de nossas vidas. No entanto, a ansiedade era muito grande, e por duas vezes minha menstruação atrasou e eu imaginei logo que fosse gravidez, fiz os exames e nada. Alarme falso! O que eu não sabia é que tudo isso era problema de hormônios, e que esse problema dificultava eu engravidar. Fui submetida a exames e comecei fazer um tratamento usando como medicamento o próprio anticoncepcional. Começaria em setembro e terminaria em meados de março, e só então tentaria engravidar.
            Só que nada acontece da forma como imaginamos ou queremos, Deus tinha outros planos. Numa noite, eu estava no meu quarto preparando para tomar meu comprimido, quando ouvi nitidamente a voz do Senhor que dizia: “Não tome mais remédio, pois em Dezembro você estará grávida”. Chamei Joca, contei tudo que havia acontecido e a partir daquele momento cremos.
 Um dia no culto, no momento do louvor, Marta Soares se aproximou de mim dizendo: “Não fique muito ansiosa, no momento certo acontecerá”. Talvez ela nem soubesse do que se tratava, mas eu sabia. Daquele dia em diante, descansei meu coração.         
            No dia 25 de Dezembro de 2004, eu participei da Cantata de Natal do Coral Peniel, e após a cantata houve um jantar de confraternização no salão anexo da Igreja. Achei a comida horrível, detestei! Passados alguns dias, eu e Joca compramos uns salgados congelados que sempre pegávamos na mão de uma conhecida. Só que neste dia após fritarmos os salgados, eu não me senti muito bem. Mas não levamos em conta, apenas imaginamos que os salgados não estivessem bons. Noutro dia, ainda acordei indisposta, mas Joca não achava que aquilo fosse normal e sugeriu que eu fizesse o exame Beta HCG.
            No dia 06 de Janeiro de 2005 realizei o exame no LABO e o resultado sairia no mesmo dia, final da tarde. Eu fui para a casa de minha mãe, e fiquei por lá esperando que Joca fosse buscar o resultado às 17h00min.  Após pegar o resultado, Joca foi me buscar e no semblante dele a alegria estava estampada. Mas para mim, a ficha ainda não havia caído. Somente quando ele me mostrou o resultado e então vi “positivo”, e o nome da paciente, Ligeany Ferreira de Alencar Moraes. Meu Deus! Fui tomada de emoção, de alegria, de entusiasmo, de nervoso, de choro, de tantos sentimentos bons, que eu não conseguia me manter em pé. Abraçava a minha mãe que estava ao meu lado. Naquele momento, pude me lembrar do que Deus havia me falado que em dezembro eu iria engravidar, e aí a minha felicidade aumentava, porque eu confirmava que tudo aquilo era uma resposta de oração, que era Deus no controle da minha vida, que era Deus fazendo a vontade d’Ele na minha vida e na vida de meu esposo.  Eu começava a contemplar a Esse Deus agradecendo por tão grande presente.
            Após várias ultrassonografias, uma permitiu saber o sexo do bebê, e eis que estava sendo gerada em meu ventre uma menina, Thainara (origem indígena e significa estrela). Sempre desejei ter uma menina, e mais uma vez eu estava sendo agraciada por Deus. Só que o diabo tenta roubar nossa alegria, e no dia 17 de Abril, num domingo, no ensaio do coral, eu não me senti muito bem. Sai sem que ninguém percebesse, liguei para minha mãe e fui ao Hospital São Vicente próximo à Igreja. Chegando, uma enfermeira aferiu minha pressão que estava 15/4. Fui orientada a tomar um banho e ficar de repouso.
            Comecei fazer Hidroginástica e aferir a pressão todos os dias.
            No dia 10 de Maio, numa outra ultrassonografia, foi constatado por Dr. Kadete risco para insuficiência placentária. O feto por insuficiência placentária se encontra em um ambiente hostil, caracterizado pela deficiência no aporte de nutrientes e nas trocas gasosas placentárias, podendo ocorrer neste caso, morte fetal. Sai triste da clínica, arrasada! Mas apesar de tudo, eu sabia que Deus estava no controle. Eu e meu esposo oramos a noite clamando pela vida de Thainara e que Deus estivesse multiplicando a minha placenta. Depositamos nossa confiança no Senhor, pois sabíamos que Thainara era promessa e que essa se cumpriria em nossas vidas.
            Cada vez que eu entrava no quarto da minha estrelinha eu chorava, e Joca começou a dizer que iria trancar o quarto, pois não suportava me ver daquele jeito. Pedi a ele que não fizesse isso. Mas o meu choro era quando eu via as lindas roupinhas que compramos e pensava: Será que caberá em Thainara ou ficará muito grande? Mas aí eu comecei a ver o agir de Deus mais uma vez na minha vida. No dia 20/05 eu fui à rua comprar o quartinho de Thainara. Quando o guarda-roupa chegou para ser montado, eu percebi que na caixa havia uma frase, e quando olhei era um texto de Josué 1.9 que dizia: “Não temas, nem te espantes porque EU o Senhor Teu Deus Sou contigo por onde quer que andares”. Glória a Deus! Eu já havia lido o texto na Bíblia durante meus clamores, e o Senhor havia me falado através do mesmo.
            Domingo dia 06/06/2005, culto em Peniel, o Pr. Jocean pregou sobre o Deus do impossível. E no final do culto pediu para que todo aquele que desejasse ver o agir de Deus nas coisas que para o homem talvez seria impossível fosse até a frente e se prostrasse. E eu ao altar do Senhor, me ajoelhei e entreguei a minha filha, a minha placenta e o meu exame do dia 07 nas mãos do Altíssimo.
            Quando eu cheguei em casa, deitei em minha cama e comecei acarinhar minha barriga. Logo depois, perguntei a Thainara: “Filha, se você estiver recebendo alimento, oxigênio, tudo que é necessário para seu desenvolvimento, fale com a mamãe”. Imediatamente Thainara deu um chute, como se estivesse gritando: “Mamãe, está tudo bem!”. E naquela noite eu dormir tranquila e confiante.
            Dia 07/06/2005 ultrassonografia com Dr. Kadete, coração na mão e sempre repetindo o texto de Josué, “O Senhor é comigo por onde quer eu andar”, entrei na sala para fazer o meu exame crendo no mover de Deus e mais uma vez constatei a Fidelidade de Deus. Glória, glória e glória. Conclusão para placenta normal. Gestação normal. Me emocionei naquele momento e dei Graças a Deus. Não tem nada melhor do que ver o agir de Deus em nossas vidas. Em saber que Ele cuida de nós com carinho e zelo. Me vi ali nas mãos do Senhor sendo acalentada por Ele. Que maravilha! Saí dali regozijada no Meu Senhor. Thainara estava bem desenvolvida segundo o médico e pesava 1436 kg.
Dia 12/07/2005 fiz o exame de cardiocatografia fetal no Esaú a pedido de Dra. Eugênia, uma amiga e uma bênção que Deus colocou na minha vida. O exame foi tranquilo e constatou normalidade aos batimentos cardíacos de Thainara.
23 de Agosto de 2005, o grande dia, Hospital São Geraldo, família e amigos presentes. Entrei no Centro Cirúrgico às 8h00min da manhã e Thainara nasceu ás 8h45min, pesando 3500 kg e medindo 52 cm.
Cada dia Deus tem nos abençoado com a presença de Thainara. Uma vez em oração, Deus disse para nós que cuidássemos bem de nossa filha, pois esta era/é a Samuel dEle. Satanás por muitas vezes tentou sobre a vida de Thainara, mas nós sempre a consagrávamos e a temos consagrado nas mãos de Deus.
Com um tempo depois, após quatro anos, recebemos outro presente. Apesar de achar que não era o momento certo, pois eu e meu esposo não estávamos em situação financeira favorável, fomos agraciados com mais uma gravidez.
Já com um mês de gestação e não sabendo, eu estava no salão de beleza, quando uma mulher que eu não conhecia chegou e sentou-se. Ela conhecia a dona do salão, Zulene. Eu já sabia que aquela mulher tinha um recado de Deus para mim. Após uma conversa e outra, ela virou para mim e começou a falar muitas coisas de Deus para minha vida, e por fim saiu daquele lugar dizendo para eu não rejeitar a bênção que o Senhor estava me dando, pois seria a alegria de minha alma. Somente uma semana depois eu descobri que estava esperando mais um bebê, a pequena Esther. Eu já estava com 8 semanas de gestação. E minha pressão já havia subido. Começou tudo de novo, dietas, ginásticas, cuidados e mais cuidados. Tive uma nutricionista que foi bênção na minha vida, Dra. Flavia Belettini. Minha ginecologista e obstetra Ana Paula Buery, mais do que uma médica, uma amiga, que me acompanha desde quando eu era solteira.  
Então, passei toda a gestação seguindo orientação médica, pois se houvesse constante alteração na pressão eu seria encaminhada para um médico que trata gestação de alto risco, Dr. Davi. Fiz tudo que era necessário, para que eu não saísse de perto de minha médica e também para cuidar do bem estar meu e de meu bebê.
Foram dias e meses de muita angústia, no entanto, eu tinha certeza que Deus estava conosco. Não tranquei meu curso de Pedagogia, continuei tranquilamente, e cheguei ao final do semestre com êxito.
Com quatro meses de gestação, descobrimos que outra menina estava sendo gerada em meu ventre (até então, acreditávamos que seria um menino, e este chamaria Isaque “O que sorriu”). Ao sairmos da sala de ultrassonografia, Joca deu o nome a mais noiva membra da família: Esther, que quer dizer estrela em hebraico.
Já no sexto mês de gestação, minha pressão arterial estava normal. Em tudo víamos o mover de Deus. Mas era preciso cuidado. Manter a dieta e outras recomendações.
Meu coração ainda estava aflito, pois a nossa situação financeira ainda não estava boa, e não havíamos comprado nada para Esther. Havia muitas coisas de Thainara, toda mobília, por exemplo, como guarda-roupa, cama-auxiliar, berço, cômoda, carrinho, bebê conforto, andadeira, etc. Só restavam mesmo as roupinhas.
Com sete meses de gestação o enxoval estava todo completo, o quarto de Esther sendo preparado. Deus estava no controle de tudo! Eu sabia que Esther seria a alegria da minha alma. Nesse mesmo período nós mudamos de casa, e o que é mais interessante, durante as arrumações, embalando as coisas, eu encontrei a velha caixa do guarda-roupa que eu comprei quando estava grávida de Thainara. E eis que estava escrito: “Não temas, nem te espantes porque EU o Senhor Teu Deus Sou contigo por onde quer que andares”. Me veio a lembrança de tudo que eu havia passado na gestação de Thainara, e junto com a lembrança, a alegria de saber que havia um Deus Poderoso pertinho de mim.
No dia 17 de Fevereiro, eu estava mais uma vez no Hospital São Geraldo para receber mais um presente. Meu coração estava apreensivo, mas ao chegar ao Centro Cirúrgico às 8h00min da manhã, e enquanto eu esperava minha médica chegar, fui agraciada com a presença de duas enfermeiras abençoadas que conversaram comigo e falaram do amor de Deus (uma delas era evangélica). Até o anestesista Dr. Mauricio, foi bênção. A presença do meu marido foi de grande importância, me passou muita tranquilidade e confiança. Acredito que a cirurgia se iniciou por volta de 8h30min, e Esther nasceu às 9h03min, pesando 3310 kg e medindo 49 cm.
Thainara ao nascer chorou muito, porém Esther não chorou, e precisou ir para o balão de oxigênio. Eu só fui pegar minha bonequinha no dia seguinte pela manhã, quando eu desci até à maternidade, pois ela estava tomando leite pela sonda, e eu fui tentar amamentá-la. Não foi fácil vê-la daquele jeitinho. Retornei para o meu quarto, e só a partir das 14h00min, Esther pôde ficar comigo e dormir comigo. Eu ficava triste quando as visitas  chegavam ansiosas querendo conhecer  Esther e eu dizia que minha pequena estava no berçário em observação.
Apesar de todas as coisas, Thainara e Esther são crianças lindas e saudáveis. E mais do que isso, são frutos dos sonhos de Deus, são especiais. Deus tem grandes propósitos para a vida de cada uma delas. Somos gratos a Deus por tão grande bênção, a presença das nossas filhas em nossas vidas.
Por tudo que aconteceu, hoje podemos dizer: Thainara e Esther são as mais lindas canções de amor que Deus compôs para nós.




[i] Formada em Bacharel em Teologia pelo Centro de Formação Teológico Batista Nacional (CFTBN) – 2008 - e Graduanda em Pedagogia 5º Semestre pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

9 comentários:

  1. Que testemunho lindo, Lige!Gloria a Deus pela vida de suas duas estrelinhas, elas sao lindas!
    Fiquei feliz e emocionada com os detalhes desses milagres!
    Que Deus continue abencoando a sua familia e que derrame chuvas de bencaos em sua casa!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lige...o agir de DEUS em nossas vidas é tremendo...e muitas vezes só entendemos os seus planos com o passar do tempo...que o SENHOR continue abençoando grandemente a sua vida e a de sua família..é uma algeria para mim compartilhar a amizade de vocês!!!! Com carinho Flávia

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Deus abençõe toda sua família!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Flavinha, Van e Ari pelo comentário. Deus abençoe vocês também. Realmente o agir de Deus é perfeito.

    ResponderExcluir
  5. "Os que confiam no Senhor são como montes de Sião, que não se abalam, mas permanece para sempre." Que Esse Lindo Deus continue derramando chuvas de milagres, sobre ti e toda sua casa.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada bonequinha. Deus abençoe sua vida também cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir
  7. Q lindo testemunho Lige...me emocionei.Realmente o poder de Deus é tremendo e q ele esteja sempre abençoando vc e sua familia

    Bjoss

    Lívia

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Lívia... "Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos".

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Lige pelo seu Blog!
    parabéns por este testemunho do agir sobrenatural de Deus!
    Deus é o Deus do impossível!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir